Rádio Clube de Lages 98,3

Rádio Clube de Lages 98,3

A Voz da Comunidade

Brasil, Santa Catarina, Lages

Publicado por
Gênero
Atualizado
02-06-2021
Cadastro
01-06-2021
Avaliação
5.0 - 1

Sobre Rádio Clube de Lages 98,3

rabalhando em fábrica de rádios em São Paulo, Carlos Joffre Amaral foi enviado, em 1939, à Lages para consertar os, recém adquiridos, aparelhos de rádio que apresentavam defeitos de fabricação. Decidiu ficar em definitivo e logo em seguida instalou alto-falantes na principal praça da cidade. Através desse sistema, inovador para época, eram transmitidas notícias nacionais e internacionais, além de músicas e recados à população. Foi através desse sistema, que a comunidade de Lages ficava sabendo das notícias da Segunda Guerra Mundial e a morte de Getúlio Vargas, por exemplo. Assim nascia \"A Voz da Cidade\".

Com a popularização dessas transmissões, Carlos Joffre funda, em 25 de agosto de 1947, a Rádio Clube de Lages, uma das pioneiras na comunicação catarinense. Dois anos mais tarde, em 1949, uma dupla irreverente se apresentava na Clube: Tavinho e Maneca. O sucesso é tamanho, que ambos passam a fazer parte da equipe da emissora.

Natural de Gaspar, Manoel Corrêa, o popular Maneca, nasceu em 1933 e desde jovem descobriu que seu dom era a comunicação. Formou uma dupla com o colega Távora Tigre (o Tavinho) e se apresentavam como ?os Trovadores da Palmeira? em cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Até se apresentarem na Rádio Clube e conquistarem o público serrano.

Foi no microfone da Clube, que Maneca popularizou jargões como o ?olha a hora, olha a hora? e ?se a Clube não deu é porque não aconteceu?. Maneca alcançou um recorde incontestável não apenas no Brasil, mas no mundo, ao permanecer no ar pela mesma emissora durante mais de 70 anos.

O crescimento da Rádio Clube de Lages demandou uma estrutura maior. O primeiro passo neste sentido foi a aprovação da Prefeitura, em julho de 1971, do projeto para a construção de um novo prédio com quatro pavimentos, que se tornaria a sede da rádio. As novas instalações foram inauguradas em 14 de dezembro de 1974.

Ainda hoje, a Rádio Clube de Lages continua a desempenhar o seu papel, sempre presente e atuante nos problemas sociais, comunitários e econômicos da Serra Catarinense, principalmente em relação ao desenvolvimento de Lages. Diante disso, a Rádio Clube venceu o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC no ano de 2017, por suas ações realizadas em prol da comunidade.

Através de seu sonho de dar voz à comunidade e unir as pessoas através da comunicação, Carlos Joffre Amaral construiu as bases para o crescimento de toda uma região, transformando a realidade local e contribuindo para o fortalecimento de sua identidade. A história do Sistema Catarinense de Comunicações é indissociável à história de Santa Catarina, afinal, ao longo dos seus 80 anos, o Grupo SCC deu voz à comunidade, promovendo a cultura, a cidadania e contribuindo efetivamente para a construção de uma sociedade melhor.

Ao vivo agora Rádio Clube de Lages 98,3

Sem dados

Rádio Clube de Lages 98,3 avaliações

Sem comentários

Publicidade

Ouça no aplicativo

Instale o aplicativo Rádios Cast grátis no seu smartphone ou tablet e ouça online Rádio Clube de Lages 98,3 ao vivo em qualquer lugar.

Rádios online sugeridas